Lugares

Locais de Culto

Atualmente existem quatro principais locais de culto onde romeiros deixam seus agradecimentos e ex-votos para o espírito do motorista Gregório, são eles:
* Túmulo de Gregório
* Cruzeiro da Avenida
* Árvore do Martírio
* Monumento da Gota d'água

Túmulo de Gregório

O corpo de Gregório foi enterrado no Cemitério São José, localizado em Teresina, entre os bairros Matinha e Mafuá. Além de garrafas com água, também é comum encontrar esculturas de madeira, bilhetes e outros tipos de ex-votos no túmulo. O fluxo de visitantes é maior durante as segundas, pois segundo a crença popular, é o dia dedicado ao culto das almas benditas.








Cruzeiro da Avenida 
Localizado no canteiro central da avenida Frei Serafim, a principal avenida de Teresina. No local são acesas velas e depositadas garrafas com água.



Árvore do Martírio
É a árvore onde Gregório foi preso e executado. Uma enorme árvore centenária. Aos pés dela os fiéis depositam pedidos e deixam ex-votos como agradecimentos. Várias placas com diversos agradecimentos são colocadas no tronco da mesma, como é possível ver nas fotos a seguir.







A casca do tronco dessa árvore também é utilizada como talismã por alguns fiéis




Monumento da Gota d'água
Localizado às margens do Rio Poty, na avenida Marechal Castelo Branco. O monumento em forma de gota d’água foi construído em 1983 e o fluxo de visitantes aumenta durante o dia dos finados. A gota d'água representa a sede de Gregório, simbolizando os obstáculos e metas que todos possuem. A cruz representa a fé e a esperança de alcançar as metas.
























* Fotos: Rafael Nolêto